Base de dados: Conjunto estruturado de dados armazenados em meio legível por computador, no qual o nível de padronização de dados é alto.
Registro: Conjunto de todas as informações relativas a um item de uma base de dados.
Campo: Espaço definido para cada unidade de informação de um registro. É uma área definida na qual o mesmo tipo de informação é cadastrada consistentemente.
Subcampo: Subdivisão do campo. Subcampos são as menores unidades lógicas de informação em um campo variável. Representam o nível inferior de designação de conteúdo no MARC. Códigos de subcampos (letras ou números) identificam subcampos e são precedidos por delimitadores de subcampos (/).
Indicador: Valor associado a um campo, sinalizando que o dado contido no campo necessita de algum processamento especial. Os indicadores contêm informações sobre o campo para indexação, produção de fichas, ou outras funções do sistema. Os números em posições de indicadores têm significados pré-determinados.
Campo ou subcampo repetitivos: É o campo que pode ocorrer mais de uma vez no mesmo registro, ou o subcampo que pode ocorrer mais de uma vez no mesmo campo.
Campo ou subcampo obrigatório: É o campo ou subcampo cujo preenchimento é necessário e obrigatório para consistência dos dados.
Campos fixos: Campos que possuem tamanho (ou largura) fixo. O primeiro campo no registro é o campo fixo. Etiquetas mnemônicas identificam os elementos que contêm informações codificadas descrevendo o item e o próprio registro.
Campos variáveis: Campos que possuem tamanho (ou largura) variável. O tamanho está de acordo com o dado contido no campo.
ISO 2709: Norma que define a estrutura do arquivo físico que permite o intercâmbio de informações. É um formato padrão de comunicação para registros bibliográficos, utilizado para intercâmbio de registros em meio magnético de um sistema para outro.
Z39.50: Protocolo de comunicação entre servidores de bases de dados.
Etiquetas: As etiquetas identificam os campos variáveis e são agrupadas numericamente por função. XX indica um valor numérico entre 00 e 99.
0XX = Números de controle bibliográfico e informações codificadas
1XX = Entrada principal
2XX = Área de títulos e indicação de responsabilidade; edição, imprenta
3XX = Área de descrição física etc
4XX = Área de série
5XX = Área de notas
6XX = Entradas secundárias de assunto
7XX = Outras entradas secundárias; campos de ligação ou relacionados
8XX = Entradas secundárias de série
9XX = Livre para cada biblioteca definir conforme suas necessidades
Dentro dos blocos 1XX, 4XX, 6XX, 7XX e 8XX, algumas indicações de conteúdo se repetem. Os dois caracteres finais nestes blocos possuem os seguintes significados.
X00 = Nomes pessoais
X10 = Nomes corporativos
X11 = Nomes de eventos
X30 = Títulos uniformes
X40 = Títulos bibliográficos
X50 = Termos tópicos
X51 = Nomes geográficos