5.600 Cópias de Winisis em 12 meses

Nos últimos 12 meses a UNESCO distribuiu nada menos que 5.600 cópias sob demanda do software Winisis (CDS/Isis for Windows). Segundo David Storti, Gerente de Projetos da UNESCO, a demanda é impressionante e demonstra a importância do

Durante os últimos doze meses, a UNESCO distribuiu, mediante solicitação, mais de 5.600 cópias de seu software de armazenamento e recuperação de informações CDS/ISIS. A maioria das solicitações do software, que está disponível na versão 1.5 para Windows, foi recebida online.
“Estamos impressionados com o número de solicitações” diz o gerente de projetos CDS/ISISIS da UNESCO, Davide Storti. “A alta demanda do CDS/ISIS mostra que o software livre é muito necessário para gerenciar bancos de dados em bibliotecas e centros de informação”. 40% dos pedidos foram recebidos dessas instituições, acrescenta ele.

A UNESCO também distribui com sucesso vários pacotes de código aberto baseados em CDS/ISIS, respondendo a necessidades particulares, como IsisMarc, para catalogação bibliográfica avançada ou WEBLIS, para gerenciamento de bibliotecas baseadas na web, incluindo empréstimo.

Micro CDS/ISIS é um software avançado de armazenamento e recuperação de informações não numéricas desenvolvido pela UNESCO desde 1985 para satisfazer a necessidade expressa por muitas instituições, especialmente em países em desenvolvimento, de serem capazes de racionalizar suas atividades de processamento de informações utilizando tecnologias modernas e relativamente baratas.

O software foi originalmente baseado na versão Mainframe do CDS/ISIS, iniciada no final dos anos 60, aproveitando assim vários anos de experiência adquirida no desenvolvimento de software de gerenciamento de banco de dados. Vários parceiros contribuíram para seu desenvolvimento ao longo dos anos.

A UNESCO acumulou significativa experiência em facilitar o desenvolvimento de algumas ferramentas chave de software para o processamento de informações. Estas ferramentas de software são distribuídas gratuitamente e o objetivo é capacitar os usuários, dando-lhes acesso a alguma tecnologia chave para o desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento, que a maioria deles de outra forma não poderia pagar.

O modelo de desenvolvimento é baseado na cooperação internacional e as ferramentas de software são continuamente enriquecidas, modificadas e atualizadas com a cooperação de uma comunidade de especialistas de diferentes países. As ferramentas de software mais populares da UNESCO são CDS/ISIS, Greenstone e IDAMS

Em um curso de treinamento CDS/ISIS na Namíbia

Fonte: archive.org

Deixe um comentário