Menu Utilitários – Zeus

12 MENU UTILITÁRIOS
12.1 BACKUP DO BANCO (CÓPIA DE SEGURANÇA)

Utilitário do sistema que, mediante indicação do diretório raiz do banco MySQL e de um diretório de backup destino, executa um processo de compactação (zip) dos arquivos do banco para um arquivo chamado zeusdb.zip e deposita esse arquivo no diretório destino. Foi utilizado um componente adicional chamado ZipTV, que realiza todo o processo de compactação. É importante ressaltar que esse procedimento só é viável se o banco utilizado for MySQL. Ao selecionar o diretório do banco de dados clique em OK para que o caminho seja adicionado ao campo de texto. Faça o mesmo procedimento para o diretório de backup. Caso o banco de dados MYSQL utilizado não esteja num diretório da máquina local e sim no servidor ou em outro computador, será necessário mapear previamente o servidor ou este computador. Clique aqui para selecionar o diretório onde se encontra o banco de dados. Clique aqui para selecionar o diretório onde será armazenado o backup.
12.2 RESTORE DO BANCO

Utilitário do sistema que, mediante indicação de um arquivo de backup (zip) e do diretório raiz do banco MySQL, executa um processo de descompactação (unzip) desse backup e armazena os arquivos no diretório do banco no MySQL. Foi utilizado um componente adicional chamado ZipTV, que realiza todo o processo de descompactação. É importante ressaltar que esse procedimento só é viável se o banco utilizado for MySQL.
12.3 IMPORTAÇÃO DE USUÁRIOS

Pode-se utilizar esta opção para importar os usuários da biblioteca, cadastrados em outro sistema. Para importar os usuários será necessário utilizar o caractere ‘ ; ‘ (ponto-e-vírgula) como separador de colunas e criar um arquivo texto (txt) contendo as informações na ordem que se encontra a seguir: CAMPOS OBSERVAÇÕES Matrícula; (preenchimento obrigatório) Código_situação_do_usuário; (preencha apenas se deseja atualizar o valor deste campo na tabela de usuários de Zeus. Deixe em branco para manter valor atual da tabela de usuários); Deve ser preenchido com o código estabelecido em Zeus. Código_categoria_do_usuário; (preencha apenas se deseja atualizar o valor deste campo na tabela de usuários de Zeus. Deixe em branco para manter valor atual da tabela de usuários); Deve ser preenchido com o codigo estabelecido em Zeus. Clique aqui para localizar o arquivo zeusdb.zip (arquivo de backup). Clique aqui para localizar o diretório do banco de dados MySQL utilizado.

Nome; (preenchimento obrigatório) Apelido; (preencha apenas se deseja atualizar o valor deste campo na tabela de usuários de Zeus. Deixe em branco para manter valor atual da tabela de usuários) Sexo; M ou F Data de nascimento; Data no formato aaaa-mm-dd RG; Emissor do RG; Data expedição do RG; Data no formato aaaa-mm-dd CPF; Foto; Caminho até o arquivo da foto Suspenso até; Data no formato aaaa-mm-dd E-mail; Endereço residencial; Número residencial; Complemento residencial; (n. do apto, por exemplo); Bairro residencial; Cidade residencial; UF residencial; CEP residencial; Fone residencial; Endereço comercial; Número comercial; Complemento comercial; (n. da sala, por exemplo); Bairro comercial; Cidade comercial; UF comercial; CEP comercial; Fone comercial;

Cargo; Setor; Ramal; Andar; Origem; Data de expiração do cadastro; no formato aaaa-mm-dd Senha; (preencha apenas se deseja atualizar o valor deste campo na tabela de usuários de Zeus. Deixe em branco para manter valor atual da tabela de usuários); Suspenso; Suspenso_obs; Data de cadastro no sistema; Data no formato aaaa-mm-dd ATENÇÃO!! O arquivo txt deverá conter um usuário por linha.

Mesmo que um dos campos não esteja preenchido ou não exista no sistema de origem, preserve o ponto-e-vírgula separador deste campo. Exemplo de um arquivo txt estruturado para importação de usuários para o sistema de empréstimo Zeus.

Para importar acesse Menu Utilitários/Importação de Usuários. Clique no botão Importar para abrir a tela de seleção do arquivo txt que será importado. Faça a escolha em caso de usuários já existentes: atualizar sempre o cadastro, não atualizar, sempre questionar para que se possa atualizar somente os de interesse durante a operação de importação. Sempre Questionar: caso seja selecionada esta opção, a cada matrícula (número de inscrição) já existente no Zeus o mesmo informará de que este usuário já existe e se deseja-se atualizar seus dados cadastrais segundo as informações contidas no arquivo de importação. Como Zeus fará isso para cada matrícula já existente, é possível escolher quais usuários terão seus dados cadastrais atualizados. Sempre atualizar: a cada matrícula já existente no Zeus o mesmo automaticamente atualizará os dados cadastrais deste usuário segundo dados contidos no arquivo de importação. Nunca atualizar: se a matrícula que está sendo importada já existir no Zeus, o mesmo não fará a atualização dos dados cadastrais do usuário a que pertence a matrícula.
12.4 IMPORTAÇÃO DE TABELAS

Utiliza-se esta opção para importar as tabelas de versões anteriores do Zeus como 1.51 e 1.52 para a versão atual. Selecione as tabelas que deseja importar, indique o diretório onde estão estas tabelas utilizando o botão e clique em Importar. Algumas tabelas dependem de outras para serem importadas, de modo que o sistema automaticamente as assinala. ATENÇÃO!! A tabela de multas não pode ser importada devido a grande diferença existente entre a estrutura da tabela de multas de versões anteriores do Zeus.

Ao se realizar uma importação de tabelas de Zeus 1 para Zeus 2, todas as tabelas existentes em Zeus 2, que, no momento da importação, forem assinaladas na ferramenta Importação de Tabelas serão apagadas e substituídas pelas tabelas importadas. Tabelas que podem ser importadas

suporte

suporte escreveu 216 artigos

Deixe seu comentário