Menu Operações – Zeus

8 MENU OPERAÇÕES

Por operações entende-se a movimentação no sistema, ou seja, o Empréstimo, a Renovação, a Devolução, a Reserva e a Devolução Rápida.
8.1 MOVIMENTOS

Em um só módulo estão concentradas as transações de devolução, empréstimo, renovação e reserva que podem ser ativadas a partir da opção Operações/Movimentos do menu principal, pelo teclado através da tecla Enter (se este estiver selecionado) ou pelo botão
8.1.1 Algumas questões iniciais

· Como proceder? Para efetuar a operação é necessário clicar no botão correspondente, entrar com o código do usuário na caixa Matrícula, teclar TAB, digitar o código do item a ser emprestado, devolvido ou reservado na caixa Registro, teclar TAB e a seguir clicar no botão Confirmar. Botão de empréstimo acionado Dados do usuário carregados

· A operação não pode ser feita de maneira mais rápida? Sim, se estiver sendo utilizado um leitor de código de barras corretamente configurado para emitir um TAB após leitura do código, estas funções serão automatizadas. · Se operador e usuário não souberem o número de matrícula? Teclando TAB no campo de Matrícula é disparada uma janela para a seleção do usuário, onde há a relação de usuários cadastrados em ordem alfabética, com possibilidade de busca pela matrícula ou ainda pelo nome. Ao selecionar o usuário, se a requisição de senha estiver configurada, uma janela de diálogo solicitará a mesma. · E se determinado usuário não possuir senha? Caso a biblioteca utilize senha para a validação de suas movimentações, ao aparecer a caixa de solicitação de senha, digite a mesma. Caso o usuário não tenha senha cadastrada, abra o cadastro de usuários e solicite ao usuário que digite e confirme uma senha. Caso o usuário não lembre sua senha, abra o cadastro de usuário e solicite ao usuário que insira uma nova senha. Se o usuário estiver com obras em atraso ou multas pendente, ao acessá-lo o sistema alertará de que o mesmo possui x obras em atraso e o total de multas pendentes. Zeus também informa caso o usuário esteja suspenso.
8.1.2 Empréstimo

O Empréstimo é ativado a partir da opção Operações/Movimentos do menu principal, pelo botão “Movimentos” ou através da tecla F2. No momento do empréstimo os dados como código da obra, título, autor e tipo de obra são armazenados na parte inferior da tela, numa tabela temporária. Caso o sistema informe de que o usuário ultrapassou o limite da retirada de obras ou haja desistência de algum item. ATENÇÃO!! Para excluir um item da listagem de empréstimos, antes de sua confirmação, clique 2x sobre o item na tabela de itens sendo emprestados. Caso haja desistência de todos os itens clique no botão Cancelar. Após a confirmação da operação não há como excluir o empréstimo Confirmada a operação, caso a opção tenha sido por imprimir o recibo de empréstimo nas Configurações, uma nova caixa será aberta para confirmar o envio deste para a impressora. Ao acessar os empréstimos já efetuados, estes estarão posicionados na parte superior da tela, contendo dados como código da obra, título, autor, data empréstimo, tipo de empréstimo, data prevista de devolução. Para que se concretize o empréstimo é fundamental que o usuário, o item e o tipo de obra a ser emprestado estejam previamente cadastrados. Itens já emprestados Itens sendo emprestados

Caso o usuário esteja com obras em atraso e em seu cadastro sua situação tenha sido trocada pela situação de DEVEDOR ou INADIMPLENTE (operação manual), o sistema não permitirá o empréstimo, a menos que se efetue a troca de situação. O sistema também não permitirá o empréstimo de obras que ultrapassem o limite de retirada. Para liberar o empréstimo a usuários suspensos, é necessário acessar o cadastro deste usuário e desmarcar o checkbox Suspensão. Caso o item esteja reservado para outra pessoa Zeus não autorizará a retirada. Se o item estiver emprestado Zeus informa de que o item foi retirado.
8.1.3 Devolução

A Devolução é ativada a partir da opção Operações/Movimentos do menu principal, pelo botão “Movimentos” ou através da tecla F1 Esta tela apresenta duas divisões. Na parte superior há o registro dos itens que estão com o usuário. A medida em que os itens são devolvidos, estes passam a fazer parte da tabela temporária localizada na parte inferior da tela. Caso o usuário possua livros em atraso, Zeus informa o total da multa (somatório), também é dada a opção da multa ser quitada ou não no momento da devolução. Esta informação poderá ser acessada posteriormente em Ferramentas/Administração de Multas. Zeus informa também de uma provável suspensão do usuário, dependendo da proporção do atraso e da configuração de suspensões. Itens que estão com o usuário Itens que vão sendo devolvidos

8.1.3.1 Devolução de item com Reserva

Caso o item, ou os itens devolvidos possua reserva, é apresentada uma listagem após a confirmação da devolução, em ordem de reserva, para que o(s) item(ns) sejam separados e o usuário avisado da disponibilidade do material. O aviso de reserva disponível pode ser enviado ao usuário por e-mail ou ser impressa para facilitar um contato telefônico. Após a confirmação da devolução, Zeus exibe uma caixa de diálogo relacionada à impressão do recibo de devolução, contendo os itens e registro da(s) multa(s), se for o caso.
8.1.4 Renovação

A Rovação é ativada a partir da opção Movimentos/Renovação através da tecla F4 do teclado ou pelo botão “Movimentos”. Para renovar uma obra é necessário selecionar um usuário na lista ou digitar seu número de matrícula e clicar em Confirmar. A seguinte mensagem é exibida: Após clicar em OK, é possível imprimir o recibo de emprestimo. Zeus primeiramente realiza a devolução da obra e em seguida a renovação (novo empréstimo). De acordo com a configuração dos recibos e impressora, Zeus poderá questionar se enviará ou não o recibo de devolução e de renovação para a impressora.
8.1.5 Reserva

A Reserva é ativada a partir da opção Movimentos/Reserva através da tecla F3 do teclado ou pelo botão “Movimentos”. Pode-se realizar a reserva tanto de obras que estejam emprestadas, como daquelas que se encontram disponíveis, desde que a opção Permitir reserva de obras disponíveis esteja configurada com Sim, no menu Configurações/Configurações Gerais. As reservas, uma fez solicitadas, não são canceladas automaticamente. Deste modo, o usuário não é excluído da lista e os dados são armazenados para um histórico de reservas, o prazo estabelecido para a validade da reserva menu Configurações/Configurações Gerais/Validade da reserva, será calculado a parti da disponibilidade da obra para ser retirada pelo usuário que a reservou. Enquanto a reserva não é confirmada um duplo clique no item o exclui da listagem de reservas. Para remover uma reserva já confirmada é necessário acessar Ferramentas/Administração de Reservas. Ao final da operação Zeus emite o recibo de reserva: ATENÇÃO!! As reservas são feitas sobre um exemplar em específico, porém em casos de mais de um exemplar em cada MFN Zeus realizará a reserva encaminhando a primeira obra que retornar à Biblioteca para o primeiro usuário da lista de reservas.
8.2 DEVOLUÇÃO RÁPIDA

Pode-se devolver um item que tenha sido retirado diretamente pelo número de registro ou código de barras, sem digitar o número de matrícula do usuário. A devolução rápida pode ser ativada a partir do botão ou através da opção Operações/Devolução Rápida do menu principal. Para devolver um item basta digitar seu número de registro ou passar o leitor de código de barras sobre o código de barras do material e clicar na tecla TAB. Após confirmação da devolução, Zeus exibe uma caixa de diálogo relacionada à impressão do recibo de devolução, contendo os itens e registro da(s) multa(s), se houver(em).

suporte

suporte escreveu 216 artigos

Deixe seu comentário