Menu Ferramentas

11 MENU FERRAMENTAS
11.1 ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS

Este módulo permite a pesquisa, visualização e edição das obras disponíveis no acervo da biblioteca que tenham sido emprestadas. Clique no botão Pesquisar para tornar os campos editáveis. Digite a informação a ser pesquisada num dos campos: código, título ou autor. Após clique em Confirmar para que a ação seja executada. Através deste módulo é possível bloquear um item específico para que não seja emprestado e alterar o tipo de obra (ou tipo de material) de um determinado item.
11.2 ADMINISTRAÇÃO DE RESERVAS

Este módulo permite a pesquisa, visualização e exclusão de obras reservadas através do módulo de movimentação. Através dele é possível consultar o histórico de reservas de um determinado usuário – pelo seu nome ou matrícula, por exemplo, pesquisar as reservas que estão ativas, ou ainda reservas de um determinado item, realizando a busca pelo código da obra ou palavra do título. Para excluir uma reserva selecione o item a ser excluído e clique em Excluir. Itens excluídos não são contabilizados no histórico de reservas.
11.2.1 Gerando relatório É possível gerar relatório a partir da pesquisa feita, bastando clicar no botão O seguinte relatório poderá ser visualizado: São descritos: a data de reserva, o número de matrícula do usuário, o nome, telefone, código da obra, título e data limite de disponibilidade da obra.
11.3 ADMINISTRAÇÃO DE MULTAS Este módulo é uma ferramenta que permite a pesquisa, visualização e edição do controle de multas e seus devidos pagamentos sobre obras atrasadas. A pesquisa pode ser feita pela matrícula do usuário. Clique no botão Pesquisar para que a ação seja executada.

No quadro superior são exibidas as obras que foram devolvidas com atraso, bem como as seguintes informações de cada obra: data de empréstimo, data prevista para devolução, data da devolução, registro, título e valor da multa. No quadro inferior, é possível visualizar os pagamentos realizados, com a data e o valor da multa. Para realizar um pagamento, clique sobre o item no quadro superior, digite o valor no campo Valor recebido (com vírgula) e clique em Salvar. A seguir a mensagem de Valor pago com sucesso será exibida e o registro do pagamento ficará disponível no quadro inferior. O usuário pode parcelar seu débito, se a instituição assim o permitir, pagando o valor que tiver disponível no momento. Para isto, o funcionário deve digitar no campo Valor recebido a quantidade recebida do usuário. O saldo a pagar ficará para acerto posterior. Para imprimir o recibo de pagamento, é necessário selecionar a linha do pagamento, na parte inferior da tela, (a linha corretamente selecionada será marcada à esquerda com uma seta e uma bola). Depois de selecionada a linha, é necessário clicar com o botão direito do mouse sobre ela, será exibido um botão para imprimir o recibo.
11.4 RECÁLCULO DAS ENTREGAS

Usado para recalcular a entrega de empréstimos em aberto quando houver alteração nos prazos de empréstimo e existir material da Biblioteca em circulação. Zeus alterará as datas de devolução conforme os prazos estabelecidos, considerando os feriados. Clique primeiro no botão Recalcular e em seguida no Atualizar. Zeus emitirá uma mensagem ao final da operação de que a operação foi realizada com sucesso.
11.5 LEITURA DE ESTANTE

Uma das formas de controlar o acervo disponível na biblioteca é através da Leitura de Estante, que consiste no processo de conferência das obras que estão nas estantes com o registro das obras nas bases CDS/ISIS, para fins de inventário.

Zeus possui uma ferramenta auxiliar neste processo, realizando o confronto entre uma listagem, fornecida pela equipe da biblioteca, de todas as obras existentes nas estantes, e as obras registradas na Base CDS/ISIS. Obras que porventura se encontrarem regularmente emprestadas por Zeus no momento da conferência, serão consideradas existentes. Após a realização do confronto entre a listagem de obras que estão nas estantes da biblioteca e as obras que estão na base ISIS poderá ser emitido relatório onde se visualizam obras que estão na base ISIS, não foram encontradas nas estantes e nem se encontram emprestadas. Para utilizar a Ferramenta Leitura de Estantes de Zeus, proceda da seguinte forma: Em um arquivo do bloco de notas, extensão txt, digite os códigos de obras encontradas nas estantes no momento da leitura, sendo um registro apenas por linha. Ao final de Leitura, utilize o botão para inserir em Zeus a listagem das obras encontradas na Biblioteca. Os códigos de obras inseridos serão recuperados em um relatório a partir do menu Relatórios/Relatório Leitura de Estante. O relatório LEITURA DE ESTANTES – VERIFICAÇÃO, trará, após a Leitura completa, o número de registro e o título das obras que estão cadastradas na Base ISIS, não foram lidas e não estão emprestadas. ATENÇÃO!! Antes de inserir uma nova leitura realize a exclusão de leituras realizadas anteriormente, clicando no botão Limpar Antigas Leituras.
11.6 PESQUISA ISIS

Através do botão presente na tela principal ou através de Ferramentas/Pesquisa Isis é possível realizar pesquisas nas bases CDS/ISIS e verificar se as obras recuperadas estão disponíveis. A recuperação dos itens dependerá do modo como os campos estão indexados na base de dados. Zeus aceita operadores lógicos como o AND (*), OR(+) ou NOT (^) utilizados no Winisis ou Microisis. No painel inferior esquerdo da tela é apresentado o status do item: se reservado ou emprestado. Utilizando o checkbox localizado no canto inferior esquerdo da tela é possível bloquear um determinado exemplar de uma obra, não permitindo o seu empréstimo.

No painel inferior direito, o registro é exibido conforme configuração no campo Formato de Identificação em Base Isis.
11.7 IMPRESSÃO DE CARTEIRINHAS

Utilizado para a confecção de carteiras para identificação dos usuários. Para imprimir as carteiras é necessário indicar a matrícula ou nome do usuário. Caso seja necessário emitir carteirinhas para um grupo de usuários, pesquise por períodos de cadastro. O resultado será uma carteira que inclui o nome da biblioteca – caso esteja preenchido o campo Rótulo das Etiquetas, no ZeusConfig, nome do usuário em destaque, matrícula (ou número de inscrição) e o código de barras correspondente.
11.8 ETIQUETAS DE CÓDIGO DE BARRAS

Módulo utilizado para confecção das etiquetas de código de barras que identificam os itens. Tamanho das etiquetas segue padrão Pimaco 6280 (3 colunas x 10 etiquetas). A pesquisa poderá ser feita por um intervalo de MFNs, por uma expressão de pesquisa (pelo código da obra, pelo número de obra, pelo título, autor, etc), escolhendo a base de dados. Deste modo, a pesquisa é feita diretamente nas bases Isis. A disposição dos dados na etiqueta é idêntica ao módulo Gerador de Lombadas.
11.9 GERADOR DE LOMBADAS

Esta opção é utilizada para confecção das etiquetas de lombada dos itens cadastrados na(s) base(s) de dados padrão CDS/ISIS. Por isso, aceita a linguagem de extração de dados utilizada no Winisis e Microisis. As etiquetas seguem padrão Pimaco 6280 (3 colunas x 10 etiquetas). Zeus – Sistema de Controle de Empréstimos – Manual do Usuário
11.9.1 Descrição

Título para relação que será acionada através desta configuração.
11.9.2 Bases Isis

Selecione a base de dados da qual deverão ser extraídas as informações.
11.9.3 Uso de Campo Repetitivo / Campo Repetitivo

Se algum dos campos escolhidos for repetitivo, selecione a opção Sim e indique abaixo o tag do campo repetitivo.
11.9.4 Linha 1, 2, 3, 4 e 5

Coloque os campos que deverão aparecer nas etiquetas de lombada, como Notação de Assunto, Notação de Autor, Edição e Exemplar, por exemplo.
11.9.5 Limite de Mfns

Indique o intervalo de Mfns que deverá ser considerado na elaboração das etiquetas.
11.9.6 Possui campos repetitivos com subcampos:

Se algum dos campos escolhidos for repetitivo e possuir subcampos, assinale esta alternativa e indique ao lado o(s) subcampo(s). Ao clicar em Gerar Relatório, as lombadas podem ser visualizadas como mostra a imagem abaixo:
11.10 IMPRESSÃO DE RECIBOS

A partir da matrícula do usuário é possível emitir recibos das movimentações de reserva, empréstimo e devolução feitos por ele. É possível especificar o período da pesquisa. Após selecionar o tipo de movimentação, clique em Pesquisar. Na caixa inferior serão exibidos todas as transações ocorridas durante o período definido durante a pesquisa. Para imprimir, clique com o botão da direita do mouse sobre o(s) registro(s) desejado(s) e selecione Imprimir.
11.11 MÓDULO DE COBRANÇA

Este módulo pode ser utilizado para cobrar obras com o prazo de empréstimo vencido ou multas em aberto. A cobrança pode ser processada de duas formas, através da impressão de carta (configurada no menu configurações/cartas) ou do envio de e-mails.

suporte

suporte escreveu 216 artigos

Deixe seu comentário