Menu Configurações

Empresa

Este módulo permite a edição e visualização dos dados armazenados em banco relativos à empresa proprietária do sistema. A exclusão dos dados não é permitida e a inserção é feita uma única vez durante carga inicial dos scripts do banco.

Zeus_empresa

Suspensões

Este módulo permite a administração completa (inserção, edição, exclusão e listagem) dos dados relativos às suspensões dos usuários com atraso nas devoluções de obras.

Caso seja assinalada esta opção em Categorias ou em Categorias X Tipo de Obras o sistema passará a obedecer aos prazos de suspensão estabelecidos neste módulo, ou seja, para uma obra com 5 dias de atraso, o usuário ficará suspenso por 2 dias, segundo o exemplo acima.
Caso o mesmo tenha atrasado a obra por 6 dias, ele estará suspenso por 5 dias, pois Zeus considera o prazo de suspensão um nível acima, caso não exista um prazo específico para 6 dias. Zeus possui três formas de Suspensão, duas automáticas: Tabela de suspensões e Multiplicador de dias de suspensão; e a Suspensão Manual.
Zeus_suspensoes

Suspensão automática

Tabela de suspensões

Para suspender automaticamente usuários que devolvem obras com atraso, configure a tabela apresentada em Configurações/Suspensões indicando, para cada prazo de atraso o prazo de suspensão.

Multiplicador de dias a suspender

Para suspender automaticamente usuários que devolvem obras com atraso, configure a tabela apresentada em Configurações > Configurações Gerais indicando o valor do multiplicador de dias a suspender.

Se um valor diferente de zero for estabelecido no Multiplicador de Dias de Suspensão, esta regra de suspensão será adotada por Zeus. Caso o valor do Multiplicador seja 0 (zero) valem os prazos estabelecidos na Tabela de Suspensão.

 


ATENÇÃO!!

Zeus só colocará o usuário suspenso depois que este devolver o livro em atraso.


Suspensão Manual

Zeus permite também suspender empréstimos para usuários por outros motivos: atraso no pagamento da mensalidade, trancamento de matrícula, atraso no pagamento de multas, vandalismo ou qualquer outra situação que se caracterize como irregular. Neste caso, a partir da opção Cadastros/Usuários, indique o prazo de suspensão através do calendário não esquecendo de marcar o checkbox.

 


ATENÇÃO!!

Para excluir suspensões existentes, sejam elas automáticas ou manuais, localize o cadastro do usuário a partir da opção Cadastros/Usuários, e desabilite o checkbox com um clique.


 

Configurações Gerais

Este módulo disponibiliza a visualização e a edição de algumas configurações básicas do sistema (configurações dos dias da semana em que a biblioteca abre, opções de impressão e exibição, dentre outras), sendo a maioria relativa ao módulo de movimentação.

A exclusão desses dados não é permitida e a inserção é feita uma única vez na carga inicial dos scripts do banco. O campo de edição (Campo Valor) é variável, podendo se apresentar como uma “text edit” ou uma “drop-down”, ou seja, em alguns casos há digitação de informações e em outros, somente escolha dentre as alternativas apresentadas.

Zeus_config_gerais

 


ATENÇÃO!! Para configurar, selecione primeiramente a linha de descrição que deseja alterar, clique em Editar e o campo Valor apresentará as opções para configuração ou então estará ativo para edição. Finalize a configuração clicando em Confirmar ou Cancelar.


Liberar multa

Escolha se será ou não cobrada multa em dias que a biblioteca não abre ou se a decisão será tomada no momento da devolução, optando por “questionar sempre”.

Tipo de empréstimo

Escolha se a prioridade de empréstimo será dada aos prazos estipulados em Cadastro/Categorias, em Cadastro/Tipo de Obras ou em Cadastro/Categorias X Tipo de Obras. (veja Menu Cadastros).

Moeda

Especifique em qual moeda o sistema emitirá as multas: Ex: R$, US$, E$

Abre segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo

Indique os dias da semana que a biblioteca estará aberta ao público

Pede recibo de empréstimo

Escolha Sim caso queira emitir um recibo de empréstimo ao final da operação, caso contrário opte pelo Não. No recibo serão impressas as obras retiradas naquela transação, não sendo um recibo cumulativo.

Frase do Recibo

Para editar a frase que aparecerá no recibo de empréstimo selecione Frase do Recibo, clique em Editar e entre com os dados no campo Valor. A mensagem poderá ter no máximo 47 caracteres. Pede recibo devolução

Escolha Sim caso queira emitir um recibo de devolução ao final da operação, caso contrário opte pelo Não. No recibo serão impressas as obras devolvidas naquela transação e valor da multa se for o caso Este recibo não é cumulativo, pois só são registradas no recibo as obras devolvidas no momento.

Pede recibo reserva

Escolha Sim caso queira emitir um recibo de reserva ao final da operação, caso contrário opte pelo Não. O recibo não é cumulativo, ou seja, emite o recibo somente da(s) obra(s) que estão sendo reservadas no momento.

Pede senha na movimentação

Opte pelo sim caso queira que o usuário informe além da matrícula sua senha para realizar as operações de devolução, empréstimo e reserva.

Pede recibo de renovação

Escolha Sim caso queira emitir um recibo de renovação ao final da operação, caso contrário opte pelo Não.

Cabeçalho dos recibos

Inclua no campo Valor o texto que será impresso no cabeçalho dos recibos. Comporta no máximo 50 caracteres.

Movimentação quando o usuário está suspenso

Escolha Avisar caso queira que Zeus o faça quando o usuário está suspenso ou Bloquear para não permitir que o usuário faça transações na biblioteca.

Cabeçalho dos relatórios

Para editar a frase que aparecerá no cabeçalho dos relatórios selecione Cabeçalho dos Relatórios, clique em Editar e entre com os dados no campo Valor. A mensagem poderá ter no máximo 50 caracteres.

Multiplicador de dias a suspender

Preencher caso queira que Zeus atribua um multiplicador aos dias de atraso para calcular a suspensão nos casos de obras devolvidas com atraso.

Por exemplo:

  • se preenchido com o número 1 o usuário será suspenso pela mesma quantidade de dias que atrasou a obra;
  • se preenchido com o número 2 o usuário ficará suspenso pelo dobro de dias que esteve em atraso.

Caso não queira utilizar o Multiplicador de Dias a Suspender deixe a opção em branco. Neste caso ficam valendo as regras da Tabela de Suspensões.

Validade da reserva

Preencher com o número de dias em que um livro ficará na biblioteca à disposição do usuário que o reservou.

Permitir reserva de obras disponíveis?

Se preenchido com o valor ‘sim’, Zeus permitirá reservas de obras que não estejam emprestadas.

Altura das etiquetas (mm)

Caso necessário altere os valores em milímetros para alinhar as informações a serem impressas, em relação à altura da etiqueta. Valor padrão: 25,4.

Margem superior da etiqueta (mm)

Utilizar caso seja necessário pequeno ajuste no momento de imprimir as etiquetas de código de barras. O valor padrão é: 13,5.

Aconselha-se não utilizar valores muito diferentes do valor padrão, por exemplo, 13,7 ou 13,2.

Saldo de multas cumulativo

Se preenchido com o valor ‘Sim’ Zeus continuará a incrementar o valor de multas não pagas no ato da devolução das obras em atraso, i.e., usuário com obra em atraso, com multa, devolve a obra mas não paga a multa, o valor continuará a aumentar até que o usuário pague toda a multa.

Cobrança padrão

Indique se a cobrança padrão será através de carta ou e-mail.

Responder para é o e-mail de resposta para o caso do usuário realizar um Responder Para (Reply to) após receber o e-mail.

From

Nome que aparecerá para o usuário da biblioteca no e-mail recebido. Neste caso é interessante utilizar o nome da Biblioteca. Em alguns casos, dependendo das configurações do servidor de e-mails, é necessário inserir neste campo o endereço de e-mail da biblioteca.

Assunto

Conteúdo que irá no “Subject” dos e-mails enviados com a notificação de atraso, ou multa.

Senha

Mesma senha utilizada para envio dos e-mails.

Usuário

Usuário da biblioteca que está registrado no servidor de smtp. Por exemplo, se o e-mail é maria@exemplo.com.br o usuário é “maria”, porém, dependendo da configuração do servidor, pode ser necessário utilizar o e-mail completo, por exemplo, “maria@exemplo.com.br”.

Servidor SMTP

Servidor utilizado para o envio dos e-mails. Pode ser copiado do programa de Outlook que a biblioteca utiliza. Exemplo: smtp.exemplo.com.br

Limite de renovações

Por padrão, este limite é 1, o que significa que a obra pode ser renovada apenas 1 vez. A partir dai o sistema emite uma mensagem avisando que o limite de renovações foi atingido. Se configurado com o limite 0 (zero) Zeus bloqueará qualquer renovação, ou seja, na prática não existirá renovação. Para liberar o uso da renovação basta indicar um limite alto, como 999.

Cartas

Este relatório visa a emissão de cartas e e-mails padronizados solicitando a devolução de itens atrasados. É possível definir quantos modelos de cartas ou e-mails forem necessárias, podendo-se varia o conteúdo e o prazo de atraso ao qual ele se aplicará. Para isso, basta indicar o período de atraso e digitar o texto da carta na caixa de texto.

Zeus_cartas
Substitua informações que se modificam, como o nome do usuário, categoria, lista de obras, por exemplo, pelas seguintes expressões padronizadas:

&&NOME
&&MATRICULA
&&ENDERECO
&&NUMERO
&&COMPLEMENTO
&&CIDADE
&&BAIRRO
&&CEP
&&CARGO
&&SETOR
&&DATA [formatada como DD/MM/AAAA]
&&LISTAOBRAS [formatada como TÍTULO (AUTOR ) PREVISÃO_DEVOLUÇÃO]
&&TOTOBRAS
&&CATEGORIA

Configurada a carta ou e-mail, clique no botão Confirmar. Para alterá-la posteriormente, basta clicar no botão Editar.

Expressões

Este módulo permite a administração completa dos dados em banco relativos às expressões (textos das mensagens, rótulos dos campos) utilizados no Zeus. Visto que o sistema possui suporte multilingüe (para os idiomas português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano), foi criado um mecanismo para que todos os textos apresentados no mesmo sejam carregados dinamicamente de acordo com o idioma selecionado no arquivo de configurações (ZeusConfig).

Neste módulo há possibilidade de se editar as expressões ou cadastrar expressões equivalentes em outros idiomas. As mesmas estão organizadas em ordem alfabética para facilitar a busca.

 

Zeus_expressoes

suporte

suporte escreveu 216 artigos

Deixe seu comentário