Menu Cadastro

Menu Cadastro (Zeus)

Para funcionamento do sistema será necessário cadastrar as bases de dados CDS/ISIS que serão utilizadas, categorias de usuários, tipos de obras, situações, usuários do sistema e suas permissões.

Zeus_menu_cadastros

Base Isis

Para que Zeus possa reconhecer uma base de dados CDS/ISIS é necessário informar alguns parâmetros. Isto pode ser feito através da opção Cadastros/Bases Isis no menu principal.

Código

Caso haja apenas uma base Isis utilize uma cerquilha (símbolo: #) como código. Havendo mais de uma base, utilize uma letra ou número para identificar a base. Este dígito deverá estar presente no código de barras que identifica a obra.

Nome

Alias da base CDS/ISIS (nome da base que aparecerá para o usuário).

Diretório

Informe o caminho completo e o nome do Arquivo Mestre (extensão MST) da base que está sendo definida. Para isso basta dar um duplo clique sobre o campo para abrir a caixa de diálogo Abrir Arquivo.

Caso esteja em rede, o Zeus aceita apenas mapas mapeadas com uma letra (Z:\), por exemplo. Não aceita endereços começando por \\servidor.

Código da obra (=número de registro ou número de tombo)

Informe o tag (número) que identifica o campo, ou subcampo que contém o número de tombo da obra. Este número será utilizado na geração do código de barras. O código deve ser único para cada exemplar dentro de uma coleção, algumas condições devem ser satisfeitas:

  • O número de tombo não pode repetir-se (ou seja, duas obras não podem ter o mesmo

número);

  • Obrigatoriamente este campo deve estar presente na base CDS/ISIS;
  • Obrigatoriamente este campo deve estar indexado.

Exemplos:

v200

O campo 200 contém o código de barras

v949^a

O subcampo a do campo 949 contém o código de barras
  • Este campo só pode ser preenchido com letras, números e com barra /.

Tipo de obra

Informe o tag do campo que contém o tipo de obra. Através desta informação, ZEUS calcula a data de devolução do item por tipo de material.

Caso sua base não possua um campo tipo de obra:

  • Preencha esta célula com 0 (zero), e ZEUS atribuirá prazos de empréstimo iguais para todos os documentos.
  • Preencha com um código entre aspas simples, como por exemplo ‘L’ , sendo um código diferente para cada base, e o cadastre em Tipo de Obras do Zeus para que se possa atribuir um prazo específico de empréstimo para cada tipo de obra. Esta opção é válida somente para bibliotecas que possuem uma base para cada tipo de material.

Título

Qualquer formato de extração de dados válido para a versão DOS do Microisis que identifique o título da obra.

Autor

Qualquer formato de extração de dados válido para a versão DOS do Microsis que identifique o autor da obra

Número de obra

Informe o tag (número) que identifica o campo, ou subcampo, que contém o número de obra.

Formato de identificação

Clique em Editar, selecione a linha e escolha o arquivo .PFT para visualização dos registros na base de dados. Para excluir o formato de visualização, clique em x.

ATENÇÃO!!

A IsisDll utilizada para dar acesso às bases CDS/ISIS aceita apenas comandos de extração de dados válidos para a versão DOS do Microisis.

Utilize o botão para consultar a FDT da base Isis e ver os tags (números dos campos) que serão utilizados nessa etapa da configuração do Zeus.

Categorias

Por Categoria de Usuários entende-se a hierarquia que determinado usuário ocupa na Instituição. São exemplos desta categoria: alunos, professores, funcionários, diretores, etc. Para cada categoria, é possível definir seus privilégios e multas correspondentes.

Descrição

Expressão de até 38 letras que indica quem pertence à categoria.

Dias (Prazo de Empréstimo)

Número de dias que o usuário desta categoria poderá permanecer com as obras.

Limite Obras

Quantidade de obras que este usuário poderá retirar simultaneamente.

Multas

Valor a ser pago pelo usuário por dia em atraso. Preencher com 0 caso o empréstimo seja regido pelos Tipos de Obras ou Tipo de Obras X Categorias.

Exceção

Assinale Sim caso a categoria em específico seja uma exceção com relação às demais, ou seja, se obedece aos prazos estabelecidos na categoria e não aos prazos estabelecidos em tipo de obras, mesmo que em Configurações – Tipo de Empréstimo, esteja assinalado Tipo de Obras. Recomenda-se utilizar esta opção quando há um usuário em especial, como o diretor, por exemplo, que não se enquadre em nenhuma outra configuração.

Assinale Não caso esta categoria não se constitua numa exceção.

Atraso multa? Atraso suspende?

Indicar se haverá multa, suspensão ou ambas como penalidade pelo atraso na devolução do material.

Feriados

Este módulo permite a inclusão, edição e exclusão dos dados relativos aos feriados, que servem de fator para cálculos de datas de devoluções de obras e multas. Cadastrando os feriados o sistema automaticamente definirá uma data de devolução que cairia em um feriado, para o próximo dia útil.

Por Feriados entende-se qualquer dia da semana útil da Biblioteca, mas no qual ela excepcionalmente não estará aceitando devolução de material, por exemplo, quando a Instituição decide realizar um feriadão, ou a Biblioteca fecha para o público externo para atividades internas.

Um exemplo prático é o cadastro dos sábados em que a biblioteca não irá abrir, caso a biblioteca funcione em alguns sábados do mês. Este cadastro permite que o sistema trate adequadamente este tipo de situação para que não ocorra geração de multa indevida.

Selecione a Data no calendário que será mostrado ao se clicar na seta, e no campo Comemoração digite o motivo do feriado, utilizando no máximo 30 caracteres.

Contribuições

Este módulo permite a administração completa dos dados relativos às contribuições dos usuários da biblioteca, ou seja, possibilidade de inclusão, edição e exclusão de informações como valor da contribuição e descrição. No campo Matrícula somente serão aceitas matrículas de usuários cadastrados previamente. Estes dados comporão o relatório de contribuições.

Situações

Este módulo permite a administração completa dos dados em banco relativos às situações dos usuários da biblioteca.

Por Situações, entende-se a possibilidade de bloquear o empréstimo a um usuário específico.

Pode-se definir quantas situações forem necessárias, mas sua característica principal é permitir, ou não, o empréstimo. As situações cadastradas neste módulo serão acessadas no Cadastro de Usuários.

Exemplos:

Situação DEVEDOR – não empresta
Situação EM DIA – empresta

Descrição

Expressão de até 10 letras que indica quem pertence à categoria. Exemplo: Normal, Devedor.

Abreviação

Expressão de até 3 letras que identifique a situação.

Tipos de obra

Por Tipos de Obras entende-se os tipos de documentos (físicos) disponíveis na biblioteca e a maneira como estes devem ser emprestados, ou não.

Exemplos:

CL para Consulta Local
LIV para Livros
DVD para vídeos em DVD

Para cada tipo de obra é possível definir seus privilégios e multas correspondentes.

Código (tipo obra)

Expressão de até 5 letras que identifica o tipo de obra, a qual deve ser exclusiva e idêntica à forma usada para preenchimento do campo Tipo de Obra na base CDS/ISIS da Instituição.

Descrição

Expressão de até 20 letras que indica quais obras pertencem à categoria.

Dias (prazo empréstimo)

Número de dias que o usuário pode permanecer com este tipo de obra.

Multas

Valor a ser pago pelo usuário por dia de atraso. Preencher com 0 caso o empréstimo seja regido pela Categoria ou Tipo de Obras X Categorias.

ATENÇÃO!! Para NÃO permitir o empréstimo de um determinado tipo de obra, insira no campo Dias o valor -1.

 

Tipos de obra x categorias

Este módulo permite a administração completa dos dados em banco relativos à associação dos tipos de obras disponíveis na biblioteca com as categorias de usuários cadastrados na mesma, de permitindo definir prazos específicos de empréstimo de cada tipo material para cada tipo de usuário.

Categorias

Selecione uma categoria dentre as categorias já cadastradas em Categorias.

Tipo de Obras

Selecione um tipo de obra dentre os tipos de obras já cadastrados em Tipo de Obras.

Dias de Empréstimo

Número de dias que o usuário desta categoria poderá permanecer com o tipo de obra selecionado.

Valor da Multa

Valor a ser pago pelo usuário por dia, caso atrase especificamente aquele tipo de obra.

Multa

Multa a ser aplicada por dia ao usuário da categoria selecionada, pelo atraso de um item pertencente ao tipo de obra selecionado.

Suspensão por atraso e Multa por atraso

Escolha se o usuário desta categoria terá penalidades caso atrase um item pertencente ao tipo de obra selecionado.

Usuários

Para cadastrar os usuários, clique no botão Zeus_botao_usuarios ou acesse a tela de cadastramento de usuários a partir da opção Cadastros/Usuários no Menu Principal.

Este módulo permite a administração completa dos dados em banco relativos aos usuários da biblioteca. É um dos mais importantes e também o maior cadastro existente no sistema, onde o agrupamento dos dados é feito através de um mecanismo de abas para melhor organização e aproveitamento da interface. Em geral é um cadastro como os outros, mas vale ressaltar que aqui é feita também a carga da imagem da foto do usuário, quando essa for especificada.

Campos da aba sistema

Matrícula (25 caracteres – alfanumérico)

Número de registro do usuário na Instituição. Cada usuário deverá ter um número pessoal de matrícula. Zeus faz uma verificação quanto a matrículas já existentes. Preenchimento obrigatório.

Nome (50 caracteres – alfanumérico)

Nome completo do usuário. Preenchimento obrigatório.

Ativo

Selecione se o usuário está ativo ou não. O usuário que não estiver classificado como ativo não terá direito a realizar empréstimos.

Situação

Selecione uma das categorias disponíveis em Situação do Usuário, de acordo com o cadastramento feito previamente na tabela SITUAÇÕES. Preenchimento obrigatório.

Categorias

Selecione uma das categorias disponíveis em Categoria de usuário, de acordo com o cadastramento feito previamente na tabela CATEGORIA. Preenchimento obrigatório.

Data de Suspensão

Em caso de suspensão, até que data esta será aplicada (Veja Configurações/Suspensões). Para desabilitar a suspensão basta clicar sobre o checkbox.

Data de Expiração

Coloque até que data o usuário poderá efetuar empréstimos. Para habilitar esta opção clique sobre o checkbox que está ao lado.

Tipo de Cobrança

Selecione o tipo de cobrança a ser aplicado para este usuário entre as opções e-mail e carta de cobrança. Ao selecionar a opção e-mail o preenchimento do campo E-mail passa a ser obrigatório.

Login

Login utilizado para transações via Internet. Cada login deve ser único. Este campo aceita o cadastramento de até 20 caracteres.

E-mail

Endereço eletrônico do usuário. Este campo aceita até 25 caracteres.

Senha

Senha utilizada para acesso ao módulo ZeusWeb, para transações via Internet.

Confirmação

Campo para confirmação da senha recém cadastrada.

 

Campos da aba pessoal

Sexo

F para feminino e M para masculino

Nascimento

Clique na seta para abrir o calendário.

RG

Número do documento de identidade do usuário.

Emissor

Sigla do órgão emissor do documento de identidade do usuário.

Data Exp

Data de emissão do documento de identidade do usuário.

CPF

Número do CPF do usuário.

Observação

Informações adicionais.

Foto

Clique em Editar, selecione a linha e indique o caminho onde se encontra a foto digitalizada do usuário. Aceita apenas arquivos com extensão jpg e bmp.

 

Campos das abas residencial e comercial

Para cadastrar dados de endereço dos usuários é necessário ativar a aba desejada clicando sobre ela. Zeus prevê dois tipos de endereço para cada usuário.

Um endereço residencial e um de cobrança, caso o usuário opte por receber avisos de débito em outro endereço que não o residencial.

Todos os campos são alfanuméricos e não possuem um limite fixo de caracteres.

Endereço

Endereço onde reside o usuário.

Número

Número do endereço do usuário.

Complemento

Complemento ao endereço, caso necessário.

Bairro

Nome do bairro onde reside o usuário.

Cidade

Nome da cidade onde reside o usuário.

UF

Sigla do estado onde reside o usuário.

CEP

Código postal do logradouro.

Fone

Número de telefone do usuário.

Campos da aba profissional

Cargo

Cargo do usuário. Até 40 caracteres.

Setor

Setor do usuário. Até 30 caracteres.

Ramal

Ramal telefônico do usuário. Até 5 caracteres.

Andar

Andar do prédio em que o usuário trabalha.

Origem

Utilizado em instituições que possuem bibliotecas fisicamente separadas, em diferentes prédios, porém com a catalogação do acervo e o gerenciamento de empréstimos integrados, em uma mesma base. Utiliza-se nestes casos o campo Origem para diferenciar os usuários de cada unidade física da biblioteca.

O cadastro de informações neste campo é realizado na tela de Cadastro de usuários na aba Profissional. Cadastra-se no campo Origem a identificação da unidade física à qual pertence o usuário. Os dados cadastrados no campo origem servirão para fins estatísticos da quantidade de empréstimos por unidade física da biblioteca.

Incluindo, excluindo e editando cadastro de usuário

Para incluir um novo usuário clique no botão “Incluir” e depois em “Confirmar” para finalizar o cadastro. Para editar ou excluir selecione primeiro o usuário e clique então no botão respectivo.

Não esqueça de confirmar as alterações feitas clicando no botão Confirmar.

ATENÇÃO!! Para preservar o histórico das movimentações e para manter a coerência do Banco de Dados, não é permitida a exclusão de usuário para o qual já tenha sido realizado qualquer empréstimo.

 

Pesquisando matrículas e usuários

A localização de um usuário pode ser feita digitando nos campos correspondentes, ou sua matrícula ou qualquer parte de seu nome e clicando no botão . Para carregar toda a lista de usuários clique no botão. Antes de realizar nova pesquisa não esqueça de limpar os campos Matrícula e Nome.

Usuários do sistema

Zeus permite personalizar diferentes níveis de acesso para diferentes operadores do sistema. Para tanto, basta cadastrar os operadores e suas senhas definindo seus níveis de acesso ao sistema.

Os dados aqui cadastrados são os consultados no momento do login do usuário. A senha gravada no banco é criptografada.

Para acessar este módulo no menu principal, clique em Cadastros e selecione o item Usuários do Sistema.

Para incluir um novo usuário do sistema (operador) clique em Incluir, escolha os acessos clicando sobre eles. Para selecionar mais de uma linha utilize CTRL.

Usuário

Identifique o nome do operador do sistema.

Senha

Informe uma senha (conjunto de caracteres) escolhida pelo operador que deve ser gravada, pois esta será sua chave para entrar no sistema.

Confirmação

Confirme a senha digitada anteriormente.

Data

Defina a data de expiração do usuário. Após este período, o usuário não poderá entrar no programa.

suporte

suporte escreveu 216 artigos

Deixe seu comentário