Como instalar o ZEUS

Instalando o Zeus

Zeus possui um programa instalador (Setup.exe) que guia o usuário durante a instalação do sistema. Realize a instalação do programa e a do banco de dados utilizando perfil de administrador do sistema.


Atenção!

Caso você já seja usuário de Zeus 2 a instalação da versão demo não é recomendada. Contate a Control para obter mais informações.


Para instalação execute o programa Setup.exe, que fará uma leitura do seu computador em busca de componentes previamente instalados. Aparecerá uma mensagem informando de que Zeus Setup está se preparando para instalar.

Zeus_inst_01

Caso o computador já possua uma versão antiga do programa instalador padrão, a mensagem abaixo poderá aparecer. Clique em OK.

Zeus_inst_02

Em seguida será aberta uma tela informando que será instalado o programa Zeus no computador. Clique em Next.

Zeus_inst_03

Será exibida uma tela, contendo o Contrato de Licença de Uso, leia o contrato e se quiser continuar a instalação da versão de Zeus 2. Selecione a opção “I accept the terms in the license agreement”, e clique em Next. Clicando em Cancel, a instalação será cancelada.

Na janela seguinte, informe o nome do usuário da versão e o nome da instituição onde será utilizado. Clique em Next para continuar.

Zeus_inst_04

Serão apresentados os tipos de instalação: Typical, Minimal e Custom. Na nova tela exibida estará selecionada a opção Typical, basta clicar em Next para continuar.

Zeus_inst_05

Typical – Instala ZEUS na íntegra, recomendada para a versão monousuário. São instalados o MyODBC, diretório do MySQL, Programa Zeus. Caso seja usada a instalação Typical em uma máquina que já utilize o ZEUS serão apagados os dados contidos no banco.

Minimal – Usada para a instalação das estações de trabalho do ZEUS em caso de versão multiusuário. São instalados o MyODBC e Programa Zeus.

Custom – Este tipo de instalação permite que sejam instaladas partes do Zeus como o MyODBC, MySQL, ZeusConfig ou Programa Zeus separadamente. Deverá ser utilizada para a instalação do Servidor no caso de versão multiusuário.

Caso sua escolha seja instalação Custom, escolha dentre as opções:

  • Banco de dados – MySQL: instala somente o banco de dados;
  • ODBC – MySQL: instala o MyODBC;
  • Programa Mínimo: instala o programa Zeus;
  • ZeusConfig: instala o ZeusConfig.

Será exibida uma tela com todas as opções escolhidas anteriormente, clique em Install, Zeus 2 será instalado.

Zeus_inst_06

Ao final do processo de instalação será exibida a tela abaixo, clique em Finish.

Zeus_inst_07

Instalação do Banco de Dados MySQL

Depois de Instalar Zeus 2 é necessário instalar o Banco de dados MySQL. Durante a Instalação de Zeus é criada em seu computador uma pasta com o nome MySQL, localize esta pasta no disco local de seu computador utilizando o Windows Explorer.

Zeus_mysql_01

Dentro da pasta MySQL localize e execute o arquivo SETUP.EXE, para que o Banco de Dados seja instalado.

Zeus_mysql_02

Clique sempre em Next para dar seguimento à instalação e ao final clique em Finish. Após a instalação do Banco de dados, localize a pasta bin no diretório MySQL. Em seguida localize e execute o arquivo Winmysqladmin.exe. Será exibida a tela abaixo rapidamente, a mesma será automaticamente minimizada.

Zeus_mysql_03

O Winmysqladmin será adicionado à barra de tarefas na parte inferior da tela, sinalizado como um semáforo. Clique com o botão direito sobre ele, e em WinNT selecione Install the service.

Se isso não for possível, faça um atalho do Winmysqladmin.exe e coloque-o na pasta C:\Documents and Settings\Administrador\Menu Iniciar\Programas\Inicializar (para Windows 2000) e em C:\Windows\Menu Iniciar\Programas\Iniciar (para Windows 98) para que o mesmo seja adicionado ao Iniciar e iniciado automaticamente.

 

Criação das tabelas de Zeus

Para continuar a instalação é necessário rodar os scripts de Zeus para isso, clique em Iniciar > Programas > Control > Zeus > ZeusConfig.

Zeus_mysql_04

Digite a senha de acesso solicitada pelo ZeusConfig, por padrão é 123456. Clique em Arquivo e selecione a opção Rodar Scripts.


ATENÇÃO!! Caso você já seja usuário de Zeus 2 o procedimento de Rodar Scripts, irá apagar os dados de todas as tabelas de Zeus no Banco MySql, criando uma base em branco. Antes de fazer uma reinstalação de Zeus, contate a Control para obter informações.


Ao aparecer a mensagem “Deseja utilizar a conexão inicial padrão (recomendada para o primeiro passo)”, clique em Yes e dê prosseguimento clicando em Sim.

Conexão de Zeus com o banco MySQL

Vá em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Fontes de dados ODBC. De acordo com a versão do Windows instalado no computador este caminho poderá variar.

Zeus_mysql_05

Na tela aberta, localize a aba DSN de Sistema, selecione o driver Control ODBC MySQL ODBC 3.23.53, e clique em Configurar.

Na tela a seguir preencha o campo Data Source Name com controlODBC (caso não esteja preenchido) e o campo Host/Server Name (or IP) com o IP da máquina onde se encontra o banco de dados MySQL ou com nome dado ao computador.

Zeus_mysql_06

Nome do banco de dados: zeus

Usuário: root

Senha: < em branco >

Clique em Test Data Source para fazer o teste de comunicação com o banco de dados, deve ser exibida uma mensagem como esta:

Zeus_mysql_07

Clique em OK.

Agora Zeus está instalado e pronto para ser utilizado. Basta localizar a pasta Control no menu Iniciar > Programas e iniciar o Zeus.

Login padrão:

Usuário: Zeus

Senha: 123456

Zeus_login

Instalação em mais de um computador

Permite o uso do Zeus em mais de um computador e deve ser configurado corretamente para que todos acessem a mesma base de dados.

Instalação no servidor

Instala-se somente o banco de dados no servidor.

Se o sistema operacional for o Windows escolha tipo de instalação Custom / Banco de Dados MySQL e prossiga com a instalação clicando em Next, em Install e, caso os dados apresentados na tela estejam corretos, em Finish.

Zeus_mysql_08

Por padrão são instalados o diretório \Arquivos de Programas\Control\Zeus contendo os scripts, executável do Zeus e Zeus Config, o diretório MySQL e o MyODBC.

Para o restante da instalação, siga os passos dos itens Instalação do Banco de Dados MySQL e Conexão de Zeus com o banco MySQL. Para instalação de Zeus em servidor Linux contate o suporte técnico.

Instalação das estações de trabalho

Escolha tipo de instalação Minimal e clique em Next. Em seguida clique em Install e por fim encerre a instalação clicando em Finish.

Com o programa instalado, proceda como indicado em Conexão de Zeus com o banco MySQL.

Não é necessário mapear a unidade de rede onde está o banco de dados.

Faça este procedimento para todas as estações de trabalho.

Para cada estação de trabalho configure impressora a ser usada, idioma, senha da proprietária, etc. através de ZeusConfig localizado em \Arquivos de Programas\Control\Zeus.

suporte

suporte escreveu 216 artigos

Deixe seu comentário